ÍNDICE


ATENÇÃO! Este É Provavelmente o Post Mais Importante Que Já Viste Num Blog


Todos nós queremos coisas na nossa vida.
Queremos ser felizes, ter companhia, ter público a quem mostrar a nossa “arte”, ajudar a família e os amigos, apoiar causas (sociais, ambientais, animais…), etc…
Para podermos fazê-lo precisamos de recursos que muitas vezes não temos nem sabemos como obter. Deixa-me dizer-te como fazê-lo.

Quando temos uma ideia, um projecto ou um plano de vida, que requer o envolvimento de outras pessoas, o primeiro problema que temos é a falta de ATENÇÃO.
Porquê?
Porque o anonimato mata as ideias, os projectos e os planos de vida. Se ninguém souber que tu existes é impossível conhecer a tua ideia, ouvir a tua proposta e aceitá-la. Concordas?

Exemplos:
1- Se um músico quer dar um concerto precisa de audiência
2- Se uma associação ambiental quiser reflorestar uma montanha, precisa de voluntários
3- E se tu quiseres casar, precisas de atrair a atenção de alguém de quem gostes, e que goste de ti.

Todas estas e muitas outras coisas requerem ATENÇÃO. E quando conseguimos tê-la torna-se possível realizar quase todos os sonhos.
Só com a atenção de outras pessoas é possível transferir-lhes o nosso entusiasmo e, com elas fazer algo acontecer, seja a venda de um produto, um casamento ou a concretização de qualquer projecto que necessite da participação de outras pessoas. E sejamos francos, nada de realmente emocionante acontece sem a participação de outras pessoas.

Como obter ATENÇÃO? <-- Viste que Link tão bonito

A maneira mais simples é fazer algo que se destaque da “paisagem”. Foi por esse motivo que neste texto decidi escrever a palavra ATENÇÃO de forma ligeiramente diferente.

Imagina uma folha em branco. Se eu te dissesse para olhares para essa folha, o teu cérebro não saberia ao certo para onde olhar e facilmente perderias o interesse, porque o papel é homogéneo e não tem nada que se destaque.
Mas se eu deixasse cair uma gota de tinta no meio da folha, os teus olhos seriam imediatamente atraídos pela mancha formada pela tinta. Algo semelhante acontece com as pessoas à tua volta, na chamada “sociedade”.

A grande maioria das pessoas cresce a querer integrar-se na sociedade em que vive. Aqueles que não o fazem são considerados “estranhos”, “esquisitos” e algumas vezes são alvo do ridículo social. Porquê?
Porque segundo a maioria, fogem à “norma” e atraem “DEMASIADA ATENÇÃO”.
No entanto, o verdadeiro problema não é atraírem demasiada atenção, mas sim que atraiam um tipo de atenção que não é valorizado pela maioria.

Portanto antes de chamares a atenção de alguém, tens de perceber o que é que essas pessoas valorizam naquilo que tens para apresentar.

Exemplo:
Se eu fôr músico e tiver um projecto novo para apresentar. O que é que as pessoas valorizam na minha música? 

Problemas:
 - Não a conhecem e nunca a ouviram.
- Também ninguém me conhece, porque é a primeira vez que apresento um projecto musical.
- E existem demasiados músicos no mundo com quem competir.

O que fazer?

 Tenho que me diferenciar.
Isto significa que tenho me apresentar de maneira diferente da maioria, seja pela imagem, pela qualidade de toda a apresentação, pela mensagem transmitida ou pelos valores ou causas que defendo.

 Tenho que me posicionar perante o público que quero ter, porque é impossível agradar a toda a gente.
Qual é a minha identidade?
Que pessoas partilham da minha visão?
Onde é que estão essas pessoas com valores semelhantes?

 Tenho que me colocar na posição do meu ouvinte
Se eu fosse o meu público; 
O que é que seria fascinante ver e ouvir?
De quem é que é que eu gostaria de ser fã?
O que é que teria de acontecer para eu querer ir ver um espectáculo de alguém?
Por que motivo é importante eu ouvir um determinado músico em vez de qualquer outro?

Quando eu tiver definido a resposta para todas estas questões, posso então chamar a atenção das pessoas cuja atenção quero obter.

5 Formas dObTer Atenção

 – INTRODUÇÃO
Dê por onde der tens que ter a iniciativa de começar uma conversa ou fazer alguma coisa que capte a atenção da tua audiência. E isso pode ser por meio de qualquer um dos 5 sentidos.
- Podes tocar nas pessoas, apesar de ser arriscado se não te conhecerem
- Podes fazer algo que elas vejam
- Podes usar cheiros e aromas para atrair atenções
- Podes falar ou fazer barulho
- Podes atrair a atenção através de algo que as pessoas provem, se bem que para conseguires que alguém prove alguma coisa vais ter que lhe chamar a atenção previamente.

 – HEY, HEY, HEY!!!     ATENÇÃO!     ALTO!     PARE! 

Fazer barulho é talvez a forma mais rápida de conseguir chamar a atenção de alguém, porque a audição é aquele sentido que está ALERTA 24 horas por dia. Saltar para a frente de alguém, seja onde fôr, e dizer:
“Hey! Estou aqui para lhe dizer algo importantíssimo.”

É garantidamente uma forma eficaz de chamar a atenção. Talvez até com direito a uns dentes partidos. Mas se isso acontecer PARABÉNS!, conseguiste TODA A ATENÇÃO dessa pessoa.

– 20 SEGUNDOS

A atenção das pessoas é algo precioso. Hoje em dia o tempo é escasso e existem demasiadas distracções. Portanto se quero ser eficaz a atrair a atenção de alguém, devo tentar fazê-lo em 20 segundos ou menos.

– INTERESSE

A minha mensagem deve ser relevante e provocar entusiasmo. E se só tenho 20 segundos para cativar alguém, tenho que resumir a minha mensagem àquilo que eu quero que as pessoas se lembrem da minha mensagem.
Claro que a mensagem pode demorar 20 segundos ou 20 minutos, mas é fundamental cativar a atenção das pessoas logo nos segundos iniciais.

– DAR E RECEBER

Se “ninguém” me conhece e eu preciso que me dêem ATENÇÃO, tenho que estar disposto a DAR a minha atenção em troca da atenção da outra pessoa. Isto significa que na ausência de recursos para chegar a todo o público que desejo ter, poderei ter que falar com poucas pessoas, ou mesmo uma só pessoa de cada vez. Isto dá muito trabalho, mas a qualidade da atenção recebida é muito maior do que se eu colocar um anúncio em qualquer plataforma (jornais, revistas, etc). 

Porquê?
Porque é personalizado. As pessoas podem pedir-nos mais informações, e sentem que lhes damos mais valor porque estamos dispostos a dar-lhes a nossa atenção em troca da atenção delas.

E estas 5 Formas dObTer Atenção são válidas para o exemplo de um músico ou para qualquer outro projecto que queiramos levar avante.

As 2 questões que se colocam de seguida são:
Quanta atenção queres obter?
Quanto tempo, trabalho ou dinheiro estás disposto(a) a investir?

Só tu é que podes saber quanta atenção estás disposto(a) a ter, mas é fundamental perceber que os resultados obtidos estão sempre directamente ligados à ATENÇÃO que nos dão.

Dito isto...
Quem é que tu conheces que possa estar interessado(a) neste artigo?
PARTILHA-O!

Este e outros artigos em:

BLOG
https://imperiodevendas.blogspot.pt/